quarta-feira, 28 de maio de 2014


ANSIEDADE + BELEZA



Em nome da beleza, nós estamos dispostas a enfrentar diversos desafios. Que mulher nunca se rendeu à dieta da moda, ao modismo da estação, àquele salto agulha poderoso, ou ao último lançamento daqueles produtinhos que mais parecem milagres em potes? Mas é preciso prestar atenção a um detalhe: como anda sua ansiedade? Ficar ansiosa é normal e faz parte da vida de todas nós, e fugir totalmente desse estado emocional parece uma missão impossível nos dias de hoje. Mas é importante vigiar para não se sabotar. “A ansiedade pode provocar sintomas como sensação de mal-estar, palpitações, sufocamento, insônia, irritabilidade e falta de concentração”, cita a Dra. Karla Fabiana Brasil Gomes, endocrinologista do Hospital Vitória, em São Paulo.


Muita calma nessa hora


Esse estado de espírito reflete negativamente na nossa saúde, inclusive na aparência. A Dra. Karla explica que as consequências desse quadro podem incluir:


Insônia. Na maioria das vezes, a pessoa tem dificuldade de iniciar o sono, pois vai para a cama pensando em todos os problemas. Resultado: olheiras, pele cansada e sem viço.


Mudanças no peso. A ansiedade muitas vezes gera a compulsão alimentar, principalmente por doces, o que pode ocasionar obesidade.


Desequilíbrio hormonal. A pessoa tensa e nervosa libera menos serotonina, o hormônio do bem-estar, e libera mais cortisol, adrenalina e norepinefrina, os hormônios do estresse, que, segundo a especialista, desencadeiam sintomas como inchaço, taquicardia (palpitações) e deixam o corpo predisposto a um quadro de inflamação crônica que pode culminar em várias alterações cardiovasculares.


Então, respire fundo e mande a ansiedade pra bem longe. “Atividade física é o melhor remédio, já que aumenta os níveis de serotonina. Existem também terapias complementares como ioga, acupuntura, massagem e, por fim, quando o quadro se torna mais grave e não melhora com medidas comportamentais, existem medicações específicas que podem ser indicadas pelo seu médico”, recomenda a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário