terça-feira, 27 de maio de 2014

Dicas para manter o bronzeado


Sim, somos felizardas! Estamos em pleno outono, mas o sol quentinho continua a dar o ar da graça principalmente nos feriados. E quem não quer prolongar o maior tempo possível o lindo bronzeado? Para isso, a Dra. Marcela Studart, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá 6 boas dicas para você: 


- O verdadeiro bronzeado só começa a aparecer a partir de 48 a 72 horas após a primeira exposição. Esse é o tempo necessário para que a melanina, pigmento que dá a cor a pele, seja produzida e liberada.

  - Mesmo quando a ideia é ficar mais corada, é importante reaplicar o protetor no corpo e na face a cada duas horas, ou sempre que mergulhar ou suar muito. Dessa forma, após alguns dias, a cor já será a desejada, sem ardências ou descamações.
  
- Para exibir um bronzeado duradouro, uma boa opção é usar cremes autobronzeadores ou o bronzeado a jato. Os autobronzeadores contém uma substância que provoca uma reação química na pele, escurecendo-a. Esta reação estimula uma pigmentação da camada mais externa da pele, dando uma cor semelhante a do bronzeado. Eles não causam mal algum, a não ser a pessoas que têm alergia aos componentes das fórmulas.

Já a técnica a jato emite pigmentos que se depositam na pele em uma concentração maior. Por isso é mais indicada para quem quer exibir uma bela cor mais rapidamente.
  
- A alimentação também pode ajudar. O betacaroteno é uma substância que no organismo, tanto funciona como fotoprotetor, como auxilia na formação de melanina. Os efeitos de uma dieta rica em betacaroteno aparece em 10 a 12 semanas. Entre os alimentos indicados destacam-se a cenoura, o mamão, o espinafre e vegetais amarelos e verde-escuro. O consumo de pães e cereais integrais também é recomendado, pois esses alimentos são ricos em vitaminas do complexo B e zinco, que melhoram o aspecto da pele.


- Atenção: câmaras de autobronzeamento são totalmente contraindicadas. Elas provocam o envelhecimento e aumentam a possibilidade da formação de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação UVA nessas câmaras se apresenta em doses mais altas que na radiação solar.


Lembre-se: para aquelas que desejam aumentar o tempo do bronze na pele, também recomenda-se o uso de nutricosméticos à base de antioxidantes, que protegem contra a formação de eritemas induzidos pela luz UV e acentuam a pigmentação, proporcionando uma cor mais durável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário