terça-feira, 27 de maio de 2014

DOENÇAS DE PELE
A dermatologia é a parte da medicina que se ocupa das doenças da pele. Os dermatologistas são médicos especializados  no diagnóstico e tratamento dessas doenças. Quando uma doença geral também afeta a pele, o dermatologista pode ajudar a diagnosticar doença a partir de sinais apresentados pela pele.


Você sabia que a  pele é o maior órgão do corpo? portanto é de se imaginar que seja alvo de muitas doenças, correto? Exatamente. Uma manchas na pele as vezes faz com que o dermatologista pense em meia dúzia de diagnósticos possíveis. 



Fazer o diagnóstico apenas olhando é a especialização do dermatologista, o nosso treino é olhar, gravar aquela imagem na memória, não esquece-la jamais, e saber identificar sempre que virmos algo semelhante, mas as vezes isso é insuficiente, e necessitamos da ajuda de exames. Na pele o mais comum é realizar uma biópsia, que consiste em anestesiar, e retirar um pequeno pedaço da pele doente. Os exames de sangue, geralmente são desnecessários.


Hoje a Dermatologia dispõe de outros métodos além da biópsia e do exame de sangue, como a Dermatoscopia, técnica usada para examinar as pintas. Funciona como uma lupa, com grande poder de aumento, onde é possível examinar as lesões, ver suas características, sem a necessidade de retirar todas as pintas. A técnica também é usada para cabelos e unhas.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário